sábado, 12 de janeiro de 2013

Introdução ao Meu Mundo – Um Emaranhado de Devaneios, Palavras e Sentidos

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida."
                                                                                                                     - Fernando Pessoa




     Se tem um hábito que me proporciona um prazer quase inesgotável é o de escrever, quem me conhece bem sabe disso. Reverencio o poder incontestável das palavras, com as quais estou intimamente envolvido desde cedo.
      Quando pequeno já me debruçava sobre um papel em branco e passava horas a fio gastando a ponta do lápis à medida que minha imaginação fluía e os mais diversos vocábulos povoavam minha mente, ansiando formar frases eloquentes e com amplo sentido, capazes de preencher a folha em branco.
Nunca fui muito exigente: qualquer espaço capaz de comportar minhas palavras já me satisfazia, independentemente de sua natureza. Até papelão já utilizei. Lápis, lapiseira, caneta... isso tudo pouco me importa. Dispondo apenas do indispensável para grafar minhas ideias já fico muito feliz.
      Escrever é um excelente exercício, todos sabem. Acho terapêutico, inclusive. Mais do que repetir essa recomendação, eu a sigo ao pé da letra, literalmente. Porque aprendi, com a prática, que o papel é capaz de comportar seus sentimentos, desde as angústias que nos sufocam às mais autênticas alegrias. E o melhor: você pode desabafar e extravasar tudo o que está em seu interior gratuitamente, sem cobranças ou exigências descabidas. Ficam apenas você, suas ideias, a caneta e o papel. Esse singelo conjunto constitui para mim um universo de infinitas possibilidades.
      Às vezes, gosto de dedicar um pouco do meu tempo para fazer reflexões ou meras divagações sobre os mais variados assuntos. Posteriormente, acabo tentando grafar da forma mais fidedigna possível o resultado de tais devaneios, minhas percepções sobre o mundo, as pessoas e as coisas. Diante disso, algumas pessoas próximas me incentivaram a criar um espaço específico para compartilhar minhas palavras. Relutei a princípio; familiarizo-me com as palavras, mas não sou um profundo conhecedor das possibilidades virtuais. Porém, por gostar de desafios, eis que venço a inércia, resolvo arriscar e aqui estou, de corpo e alma.
      Meus fins não são quantitativos: não almejo reconhecimento, formas de obter lucro ou algo do tipo. Ainda que isso aconteça, seria mera consequência. O que eu proponho é uma viagem sem destino certo, proporcionada pela força da sua interpretação sobre as palavras apresentadas. E que ela seja tão prazerosa para você quanto sempre o foi para mim.
      Antes de começar, tenho dois pedidos a fazer. O primeiro deles é para que me perdoem por eventuais erros ortográficos e/ou gramaticais. Sou humano, logo, falível. O segundo é para que pensem, comentem, opinem, debatam, critiquem, discordem, mas sempre com o respeito mínimo necessário às relações interpessoais construtivas. Não suponho possuir um dom ou coisa parecida, longe disso; quero apenas me sentir plenamente realizado ao poder trocar experiências e ideias com pessoas maduras e preparadas para isso.
     O papel e a caneta já estão a postos; as palavras já começaram a dançar dentro da minha mente, se insinuando no intuito de ganhar forma no universo externo ao meu corpo. É hora, pois, de unir o útil ao agradável: é hora de começar a escrever.




2 comentários:

  1. Se isso é o começo, imagino o que vem por aih!! muito legal..perfeito o "prólogo" . Realmente tens o dom da escrita!! sucuesso!! estarei acompamnhando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Fico contente por saber que dedicou um pouco do seu tempo à leitura e sinceramente agradecido pelo comentário de incentivo, indispensável e motivador.

      Excluir